20 Dicas para seres uma pessoa mais organizada

Hoje vamos falar de organização. Aquela organização indispensável ao dia-a-dia e que ajuda na concretização de objectivos e, consequentemente, melhora a nossa auto estima, reforça a vontade de novas conquistas e nos faz alcançar aquilo que tantas vezes julgamos impossível.
 
Depois de programadas as metas, a organização é fundamental para se estabelecerem pequenos passos para uma conquista maior e é mais simples do que parece. Podia dizer que acontece sem dedicação, mas iria estar a mentir, uma vez que será necessário implementares alguns hábitos. Mas posso prometer que, mais tarde, tudo se tornará mecânico e as vantagens são, sem dúvida, compensadoras.
 
Como sempre, vamos abordar o lado prático e vou começar por dar algumas dicas simples, mas eficazes, hábitos que podes aplicar já hoje.
 
O objectivo é que possas avaliar em que nível estás e, depois, começares por pequenos passos, sem a preocupação de encaixar todas estas rotinas no teu dia-a-dia de um só vez.
Vamos começar?
 
Sempre que sentires que já aplicas, de forma automática, a maioria dos pontos abordados num nível, estás apta a passar para o nível seguinte. Se a maioria destes hábitos já fazem parte da tua rotina diária, parabéns, és uma pessoa bastante organizada!
 
 

7 hábitos de pessoas organizadas – principiantes

 
Utiliza uma agenda
A que quiseres, em papel, em formato digital, a do Google, do Outlook, qualquer uma serve. As agendas digitais têm a grande vantagem de permitirem arrastar os itens de uns dias para outros, reprogramar compromissos sem teres que os escrever novamente, ou replicar compromissos periódicos, como pagar contas mensais num determinado dia. As agendas em papel permitem colar e agrafar outros papéis, riscar tarefas concluídas, etc. Pensa efectivamente naquilo que mais te vai ajudar e faz a tua escolha. Depois basta estabeleceres um compromisso diário com ela e seres fiel.
 
Utiliza um bloco de notas
O ideal é que esteja associado à agenda e que sirva para apontares tudo o que queres fazer, mas que ainda não tem data. Mensalmente avalia as ideias e metas que escreveste e começa a colocar na agenda para as concretizares.
 
Evita a procrastinação
se cederes ao ‘faço amanhã’ acredita que será mais complicado conciliares todas as tuas ‘obrigações’ para seres feliz.
 
Faz, todos os dias, alguma coisa para melhorar a tua organização
Organiza a roupa, deita fora embalagens vazias do frigorífico, limpa uma janela, repõe o que está vazio, vai ao sapateiro. 
 
Organiza os teus papéis em montes diferentes
Coisas da casa para um lado, coisas do carro para outro, exames e análises para outro e por aí em diante.
 
Utiliza todos os ‘amigos’ da organização
Listas, organizadores semanais, post its, blocos, qualquer um é uma óptima forma para que não te escape nada.
 
Não queiras fazer tudo de uma vez
Determina três objectivos principais para um dia e, se os conseguires concretizar, continua para o próximo item da lista. Caso não consigas, avalia e percebe o que podes fazer para melhorar.
 
 

6 hábitos de pessoas organizadas – nível médio

 
Faz um cronograma
Para as tarefas mais complicada que estão dependentes da realização de tarefas anteriores, depois coloca  todos os passos na tua agenda.
 
Faz as escolhas para o dia seguinte no dia anterior
O que vais comer, o que vais vestir, o que vais fazer, dessa forma é mais fácil começares o dia com objectivos concretos e não com a depressão do ‘não tenho nada para vestir’, ‘vou comer qualquer coisa’, ou ‘não sei bem por onde hei-de começar o meu dia, ou como ocupar o tempo livre’
 
Sabe onde podes encontrar o que precisas de forma rápida
Lembras-te dos montes de papéis que organizaste no nível anterior? Agora é hora de os colocares por data, por anos e livrares-te do que já não interessa.
 
Acorda cedo e sem pressa
É uma péssima ideia levantares-te com pressa para sair e sem tempo para nada. Ter tempo para fazer as coisas com calma vai deixar-te mais tranquila ao longo do dia, com mais tempo para pensar e para te organizares.
 
Organiza a tua lista de tarefas
Desta forma será mais fácil agrupares coisas semelhantes, ou no mesmo local, o que te permite gerir melhor os teus recursos.
 
Estabelece um dia para fazeres avaliações periódicas do teu progresso
Uma vez por semana, ou por mês, avalia se estás no caminho certo para concretizar o que determinaste. Se sonhas conseguir um novo emprego, pergunta-te se procuraste nos locais correctos, se já actualizaste o seu currículo, a quantas propostas respondeste, tudo isto as vezes que forem necessárias até conseguires o seu objectivo.
 
 
 

7 hábitos de pessoas organizadas – nível avançado

 
Começa e acaba cada uma das tarefas a que te propões
Se começaste um novo item da tua lista não te distraias até que este esteja concluído.
 
Define um tempo para a concretização de tarefas e objectivos
Agora que estás habituada a fazer as tuas listas e estás mais organizada na tua gestão de tempo, experimenta determinar um tempo para cada tarefa e, depois, para cada objectivo. Um exemplo, se queres mudar de casa, define quanto tempo por dia vais dedicar a procurar casas novas, em que dias e durante quanto tempo vais pesquisar empresas que te possam ajudar e até que mês vais concretizar o sonho de assinar o novo contrato.
 
Planeia pausas
As pessoas organizadas valorizam a gestão de tempo como algo determinante para atingir maior produtividade e, nessa mesma gestão de tempo, as pausas são obrigatórias para manter a sanidade mental e para avaliar o decorrer das tarefas diárias.
 
Desapega-te
De roupas, de loiças antigas que não gostas, de decoração que deixou de fazer sentido na tua vida, de tudo o que já não utilizas.
 
Tem objectivos a longo prazo
Nem sempre conseguimos concretizar as nossas metas num ano, ou em dois mas, se dermos o primeiro passo hoje, amanhã estaremos mais perto da concretização. Começa já hoje a pôr os teu planos no papel e a desenhar pequenas metas.
 
Tira um tempo para pensar
No que queres para ti, no que desejas para o futuro, no que está errado na tua vida e precisa de ser alterado. Sim, devemos pensar de forma efectiva e consciente na nossa vida para sabermos o que queremos e o que não queremos.
 
Lê sobre organização
Mesmo chegando ao final deste nível, há certamente muitas coisas que ainda te falta aprender e os livros podem ser bons aliados em assuntos específicos como organização da casa, organização da sua vida profissional, organização na tua vida pessoal, etc.
 
E lembra-te que, ser fiel a ti é a tua nova missão, é um factor chave para o sucesso.