Que apps e suportes utilizo para me organizar?

Esta é umas das perguntas que mais vezes me fazem e, por isso, decidi escrever um artigo para conseguir enumerar cada uma delas e explicar porque é que as escolhi. E sim, o título chama-se apps e suportes porque nem tudo o que utilizo são aplicações e acho mesmo que a maioria dos outros suportes, que fazem parta da minha organização diária, são ainda mais importantes.

 

Agenda

na verdade eu utilizo 4 agendas, utilizo uma agenda do Outlook para o meu trabalho das 9h às18h, utilizo a agenda pessoal do Google para as datas que se repetem aniversários, preenchimento do IRS, pagamento de impostos ao estado, etc, assim nunca me esqueço de nenhuma data, a agenda do Google do Finanças no Feminino onde nos organizamos com as tarefas importantes enquanto empresa (na verdade não utilizamos muito, mas todas as semanas a vejo) e, por fim, a minha agenda física em papel, onde centralizo tudo à segunda feira. Ou seja, na segunda feira de manhã planeio a minha semana com base no que tenho da minha agenda física, juntos as datas importantes da minha agenda Google e da agenda de empresa, e somo as reuniões e tarefas do meu trabalho das 9h às 18h. E planeio TUDO na agenda (uma pergunta que também me fazem muito), desde a roupa que tenho que estender, a momentos de leitura, a meditação, passando por reuniões e pagamentos.

 

Notion

utilizo cada vez mais o Notion para centralizar tudo, é aqui que tomo notas dos cursos que faço, que aponto ideias que tenho de algo que quero implementar, que coloco os livros que já li e os que quero ler, os filmes e séries, que detalho cada um dos meus objetivos em metas, que defino o que quero atingir em termos de desenvolvimento pessoal, que tenho o meu planner de Instagram com tudo o que vos quero entregar diariamente em termos de partilha em redes sociais, que tenho o meu registo de hábitos diários, que tenho os planos de coisas que quero fazer na minha casa, de atividades que quero fazer com o meu filho, locais que quero visitar, para onde quero viajar, TUDO o que possam imaginar está organizado (bem, está em organização porque ainda não terminei) no Notion.

 

Buy me a Pie

uma das coisas que ainda não passei para o Notion e ainda não sei se vou passar, porque agora faço compras de supermercado online e no site posso criar as minhas listas e comprar logo através da lista, é o que preciso de supermercado. Gosto desta app porque é bem básica e só tenho que ver a lista e clicar para passar cada item a disponível e depois comprar. Mas em breve vou deixar de usar e trocar para a lista do próprio supermercado ou para o Notion, onde quero também organizar as minhas refeições que agora ainda andam perdidas entre o Keep e a Drive.

 

Excel

para a minhas contas. Não consigo deixar de utilizar o Excel para as minhas contas. São mais de 10 anos de um Excel que vem sendo aperfeiçoado todos os meses e onde tenho TUDO o que diz respeito a dinheiro. Orçamento e registo mensal, despesas não mensais organizadas por categoria, investimentos, cumprimento de metas em termos financeiros, recebimentos de vários sítios todos centralizados, enfim, a minha vida financeira está neste Excel e acho que o vou manter para sempre.

 

Site de Wook

tenho alguns dos livros que quero ler no Notion, quando tomo nota, mas a maioria deles estão na minha wish list da Wook onde guardo TODOS os livros que quero comprar e todos os que me sugerem. Adoro ter os livros todos lá porque sempre que há promoções consigo ver que livros têm desconto e quais os que não têm. Claro que compro sempre com desconto, a não ser que tenha urgência.

 

Google Drive

por fim o Googel Drive, onde já tive várias vezes a atingir o limite, porque é onde guardo tudo o que é de download e que não está no meu disco externo porque preciso de ter sempre à mão. Sempre que tenho, por exemplo, exames médicos em formato digital guardo aqui, alguns fotografo e guardo (é apenas um exemplo) e assim tenho tudo sempre à mão caso seja necessário. É também na drive que nos organizamos enquanto empresa porque é maravilhoso para partilhar ideias e guardar todos os documentos dos nossos projetos.

Bem, acho que não me esqueci de nenhum suporte ou app que utilizo para me organizar, mas se se lembrarem de alguma área que me tenha passado (é possível que esteja no Notion ahahahah) mas, se não estiver, enviem mensagem e eu incluo nesta lista.