Como poupar dinheiro para viajar?

A maioria das pessoas que eu conheço que nunca viajou, mas que eventualmente gostava de conhecer um ou outro sítio que está no seu imaginário, acha sempre que viajar é uma coisa de ricos e, vamos já deixar aqui claro que, isto é um mito.

Claro que há sítios para onde viajar é imensamente caro, mas, há muitos outros sítios onde viajar pode ser imensamente barato. Aliás, eu diria mesmo que, na maioria dos locais podes ter ambas as experiências. Pensa em Portugal, tens hotéis/resorts que custam um balúrdio por noite e outros locais onde dormir pode sair a menos de 40€ por noite.

Na verdade, acho que quando pensas numa viagem, o destino é fundamental, claro, mas, o segundo ponto, no qual acho que muito pouca gente pensa, é no tipo de experiência que queres ter. Se queres ter uma experiência com tudo o que tens direito, num hotel de 5 estrelas, talvez o sonho de conhecer ‘aquele’ lugar especial tenha que ser adiado. Mas, se o que é realmente importante é conheceres a cultura e o país, estar em contacto com as pessoas e experimentar a gastronomia local, então acredita, com algum jogo de cintura, em breve vais ter o dinheiro que precisas para concretizar o teu sonho.

Num próximo artigo sobre este tema vou partilhar contigo como podes planear metas e objectivos para concretizar uma viagem, mas, hoje, vou apenas dar-te algumas ideias de como podes começar a poupar para concretizar esse sonho.

 

Faz um plano com metas e objectivos

Vou ajudar-te a fazer este plano em breve. Mas podes já começar a pensar para onde queres ir, durante quanto tempo, quando, com quem, quanto consegues poupar mensalmente e que tipo de experiências queres ter quando lá chegares.

 

Faz escolhas que priorizem o que queres

Tudo na vida é uma escolha e mesmo que te recuses a fazê-la e a deixar a vida seguir o seu curso, já tomaste a opção de ‘deixar andar’, o dinheiro funciona exactamente da mesma forma.

Queres ir de viagem, ou ‘aquele’ par de sapatos vai fazer-te mais feliz? Queres ir viajar, ou continuar a jantar fora 10 vezes por mês? Só tens que decidir do que estás disposta a abdicar para concretizar esse sonho. E claro, se estás disposta a abdicar de muito pouca coisa no teu dia-a-dia, talvez esse sonho possa ser posto de parte.

 
Arranja um part-time

Esta é a maneira mais rápida de conseguires dinheiro extra para concretizar o plano de viajar, sem teres que mexer na tua organização financeira mensal. Basta arranjares um part-time e definires que todo o dinheiro que vem dessa fonte de rendimento será canalizado para a viagem que estás a planear.

 

Separa o dinheiro da viagem da tua conta corrente

Às vezes temos tendência, perante um desafio, a questionar as nossos projectos e tirar-lhes alguma relevância. Traduzindo, não deixes que um impulso do momento te faça gastar o dinheiro que já juntaste para concretizar este sonho, por isso, guardar este dinheiro de forma mais ou menos inacessível.

 

Automatiza uma poupança mensal para este fim

Se viajar faz parte dos teus planos anuais, semestrais, trimestrais, o que seja, então é importante que todos os meses canalizes uma verba para este fim e a forma mais fácil de o fazeres é automatizando o processo. Dá uma ordem ao teu banco para todos os meses, assim que receberes o teu ordenado, ‘desviar’ uma quantia x para a tua ‘poupança viagem’. Dessa forma nem dás pelo dinheiro sair da tua conta e estás sempre a trabalhar para a tua conquista.

 

Corta gastos supérfluos

Uma forma óbvia de poupares dinheiro para uma viagem é começares a ter alguns cuidados com gastos desnecessários, por menores que eles sejam. Poupa na água, na luz, no gás e, com a diferença em relação a meses anteriores, poupa para a viagem. Corta subscrições que já não utilizas e canaliza o dinheiro para a viagem. Renegoceia pagamentos e junta a diferença para a viajem. Usa a criatividade e, de certeza, que consegues uma grande ajuda para engordar a tua poupança.

 

Muda o teu estilo de vida e poupa dinheiro

Troca o carro pelos transportes públicos, cancela o ginásio e começa a fazer exercício em casa ou ao ar livre, deixa de ir ao cinema e lê mais, ou vê filmes em casa. Ás vezes estas pequenas mudanças fazem uma grande diferença.

 

Dá uma oportunidade a coisas em segunda mão

Seja roupa para ti ou para os teus filhos, seja mobiliário ou acessórios para a casa e, para além de poupares dinheiro, estarás também a poupar o ambiente.

 

Vende o que não precisas

Assim como sugiro comprares coisas em segunda mão, porque não vender o que está a mais lá por casa e conseguir um dinheiro extra para fazeres a tua viagem em menos tempo, ou melhorares a tua experiência?

 

Faz um mealheiro para a tua viagem

Podes não conseguir poupar todo o dinheiro desta forma, mas esta pode ser uma poupança para o dinheiro que gastas durante a tua viagem, para ires a um espetáculo no teu destino, para visitares alguns museus extra, para o que for, tenho a certeza que te vai ser muito útil. Neste artigo partilho contigo algumas técnicas para encheres o teu mealheiro de viagem. 

 

Fica atenta às promoções

Promoções das companhias aéreas, das operadoras turísticas, ou dos hotéis que ficam no teu destino de eleição. Não é uma forma de poupares para a viagem, mas sim de pagares menos, o que te pode dar um extra para fazeres mais actividades no destino escolhido.

Parece complicado mas, na verdade, poupares dinheiro para fazeres a tua viagem de sonho, ou várias, é muito mais fácil do que imaginas.