O que é o Distrate?

O que é o Distrate?
Se vais comprar uma casa em segunda, terceira, ou etc. mão, tenho a certeza que já ouviste alguma vez este termo estranho, que causa algumas dúvidas, no entanto, ele é muito simples de explicar.
 
O Distrate é um documento, entregue pelo banco à pessoa que te está a vender a casa, para comprovar que a dívida foi paga e que, por isso, já não existe também qualquer hipoteca sobre a casa que vais comprar. Ou seja, que a casa está disponível para ti sem qualquer dívida ou incumprimento anterior associado a ela.
 
Quando é que o Distrate é entregue?
Geralmente, quando fazes a assinatura do contrato da tua nova casa, estão presentes em sala: tu (que vais comprar a casa), o vendedor (a pessoa que te vai vender a casa) e o credor (a entidade a quem o vendedor deve dinheiro, o banco, isto se ainda houver dívida), depois poderão estar outras entidades, como por exemplo, a imobiliária que está a intermediar o processo. Desta forma, quando pagas a casa ao vendedor, normalmente fazes este pagamento ao banco credor e depois o vendedor e o banco organizam as contas entre si. Assim, quando isto acontece, o banco vê a sua divida saldada e como tal, retira a hipoteca que funcionava como uma garantia sobre a casa e no mesmo momento entrega o Distrate ao vendedor com uma comprovativo do encerramento do contrato que tinham. Ou seja, este documento é entregues durante a nova escritura da casa.
 
Mais uma vez reforço que este é o documento que te permite ter a certeza de que podes finalmente assinar o contrato de compra e venda e comprares a tua casa.
 

Questões relacionadas com este tema: info@economisses.pt

* Se sentes que precisas de alguém para te guiar neste mundo financeiro, se queres saber mais sobre ele e aprender a organizar as tuas contas para concretizar sonhos, estou AQUI para te ajudar!