O que é a TAN?

O que é a TAN?
Começamos pela sigla e TAN significa Taxa Anual Nominal. Como o próprio nome indica, é uma taxa anual que é aplicada a diversos tipos de operações como, por exemplo, o recurso a crédito ou aplicações financeiras. É o que chamamos muitas vezes de ‘taxa de juro’, embora já comeces a perceber que há muitas ‘taxas de juro’ associadas à mesma operação e que é importante conhecer bem cada uma delas, para saber o que engloba.
 
Então, que é a diferença entre a TAN e a TAEG?
Pois é, a verdade é que esta duas taxas se costumam confundir, por isso, vamos desmistificar este tema e perceber o que comporta cada uma delas.
 
A TAEG, como num artigo anterior, reflecte tudo aquilo que vais pagar em relação ao crédito que contratualizaste (se quiseres saber, em pormenor, como é composta, passa lá no artigo e descobre). Já a TAN, se estivermos a falar de um crédito à habitação, é a soma ‘apenas’ da EURIBOR e do Spread (já falámos sobre ambos, basta clicares em cima de cada um para descobrires o seu significado).
 
E porque é que precisamos desta duas taxas?
A resposta é simples, porque, no caso do crédito à habitação, com uma delas, a TAN, podemos comprar o que vamos pagar pelo empréstimo a cada um dos bancos aos quais pedimos uma proposta. Com a outra, a TAEG, podemos fazer contas e perceber se compensa contratualizar outros produtos do banco geralmente associados ao crédito à habitação, como o seguro de vida ou o cartão de crédito, ou se temos melhores opções se os subscrevermos noutra instituição.
 
Ainda assim, tanto uma taxa como a outra são dois indicadores maravilhosos para podermos comparar propostas.
 
 

Questões relacionadas com este tema: info@economisses.pt

* Se sentes que precisas de alguém para te guiar neste mundo financeiro, se queres saber mais sobre ele e aprender a organizar as tuas contas para concretizar sonhos, estou AQUI para te ajudar!