Como é que um mentor de finanças pessoais te pode ajudar?

Olá econoMissima,
 
Há algum tempo que queria abordar este tema, mas sentia que precisava de espaço e tempo para explicar passo a passo tudo o que queria transmitir. Hoje é o dia!
 
Vamos começar pelo principio e já sabes que para todas as questões existe uma resposta em info@economisses.pt.
 
Um mentor é alguém que te pode ajudar a concretizar algo que não estás a conseguir concretizar sozinha. É um guia, um motivador, um especialista que te vai facilitar o processo de concretização de determinado(s) objectivo(s).
 
 
O que é um mentor de finanças pessoais?
 
Um mentor de finanças pessoais é alguém que faz tudo isto dentro de uma área especifica, as finanças pessoais.
 
É alguém que te ajuda a comandar a tua vida financeira em vez de deixares que seja ela a comandar todas as outras decisões.
 
Alguém que ensina a fazer as melhores escolhas, que sugere caminhos diferentes para os mesmos objectivos, que ajuda a decifrar a importância de cada coisa e o valor de cada decisão.
 
Um orientador que ajuda a (re)equilibrar a tua vida financeira, a desenvolver hábitos saudáveis e a construir um plano de acção.
 
É alguém com quem podes discutir recebimentos, obrigações, gastos, ganhos, investimentos e projectos e que tem um conhecimento real em cada uma dessas áreas.
 
 
Como é que um mentor de finanças pessoais te pode ajudar?
 
Um mentor de finanças pessoais pode ser uma peça fundamental para mudares a tua relação com o dinheiro e fazeres escolhas pensadas que se vão reflectir na concretização de objectivos futuros.
 
Através de estratégias e técnicas de mentoring, é alguém que te vai ensinar a mudar todo o teu mindset relativamente à forma como hoje encaras o dinheiro e a tua vida financeira. Que te ajuda a definir metas claras e concretas de objectivos a curto, médio e longo prazo e a perceber como podes fazer as escolhas mais realistas para que estas se concretizem. Que vai ajudar-te e perceber que o dinheiro não é fim, mas sim um meio para concretizares os teus sonhos futuros.
 
 
Quando contratar um mentor de finanças pessoais?
 
O dinheiro não traz felicidade, mas quando a sua ausência te estagna, te prejudica, ou te impede de concretizar sonhos e projectos tens um problema grave em mãos.
 
Quando tens um projecto desafiante em mãos como a compra de uma casa, uma mudança de emprego, uma saída de casa dos pais, um alteração estratégica na tua vida que pode afectar em larga escala as tuas finanças e sentes dificuldade em fazer as escolhas financeiras correctas.
 
Quando começaste a tua vida profissional e te sentes perdida na forma como podes gerir o teu dinheiro, embora saibas que é importante começares desde já a preparar o futuro.
 
Quando tens dificuldade em controlar os teu recebimentos e gastos. Quando sentes que o dinheiro é um problema e todos os meses o teu estilo de vida te consome tudo o que tens, ainda que sintas que és muito controlada.
 
Quando sentes que te faltam noções básicas, formação de base, ideias que que já deverias ter como certas, mas que para ti são uma total incógnita.
 
Quando a tua vida financeira chegou a um ponto sem retorno, em que os créditos se acumulam, o dinheiro nunca chega atá ao final do mês e todas as tua poupanças foram gastas no pagamento de dividas.
 
 
O economisses disponibiliza apoio de mentoring de finanças pessoais?
 
Sim! Mas é importante fazer uma distinção entres duas realidades e perceber o que é consultoria de finanças pessoas e um mentoring de finanças pessoais. Se estivermos a falar de uma Sessão de Apoio Pontual em que vamos resolver um problemas específico, ou te vou passar o meu conhecimento em determinada área do teu interesse, estamos a falar de consultoria. Se por outro lado queres alguém que seja um facilitador, que te encaminha e te ajuda a construir tudo o que expliquei acima, fica comigo de 6 semanas a 6 meses no Treino de Finanças Organizadas e aí estamos a falar de um serviço de mentoring.
No primeiro caso dás-me os teus objectivos e eu explico-te o caminho, no segundo trabalhamos em conjunto numa mudança que ficará para sempre. São apenas opções diferentes para realidades diferentes.
 
Para a semana voltamos com mais conteúdos, até lá acompanha-me diariamente no Instagram do econoMisses!