Detox quarto por 0€

Detox quarto | Como organizar em 5 passos sem gastares dinheiro
 
Quantas vezes pensaste em dar um ar mais confortável ao quarto, criando um ambiente acolhedor e harmonioso?
Quantas vezes pensaste em arrumar o quarto de forma a que consigas ter tudo visível e sempre à mão?
Quantas vezes prometeste deitar fora o que está a mais, o que faz pouca falta, ou o que só atrapalha?
Quantas vezes quiseste pôr fim à mistura de lençóis com roupa interior e de camisolas com pijamas?
Se alguma destas questões passou pela tua cabeça nos últimos tempos, está na hora de fazeres um detox.
 
Um detox leva tempo, sim, requer que estejas num momento de desapego, sim, pressupõe disponibilidade física e mental, sim. Mas no fim, vale o esforço.
 
Vamos começar?
 
 
Despejar
 
Começa no roupeiro, passa para as gavetas (de roupas e roupas de quarto), continua pela mesa de maquilhagem, vernizes e afins, entra a fundo no cantinho dos acessórios, jóias, malas, sapatos, lenços e cintos e termina na decoração e extras espalhados. Sim, debaixo da cama também é obrigatório arrumar.
 
 
Separar
 
Vamos fazer duas secções, duas caixas e um saco. Duas secções ‘arrumar fora do quarto’ e ‘arrumar dentro do quarto‘. Duas caixas, uma para ‘vender’, outra para ‘doar’. E um saco para ‘deitar fora’.
 
…as regras de ouro da separação são…
 
Remover – Retirar tudo o que pertence a outras divisões, mas que há muito tempo está no quarto a ocupar espaço.
 
Vender – Reflecte bem sobre o valor do que vais vender. Uma peça pode ter um grande valor para ti, mas nenhum valor de mercado. Põe as emoções de lado e pede o preço justo. Depois tira uma hora para fazer fotografias apelativas e colocar os itens à venda nos mais populares sites da especialidade: Custo JustoOLXeBay, etc.
 
Doar – Nesta categoria só entram peças em bom estado e que ainda podem servir alguém. Pensa nas tuas amigas quando te desfizeres daquela camisola que elas adoram, mas que está longe de ser a tua preferida. Quando terminares, esta será a primeira caixa a sair de casa para evitar recaídas.
 
Deitar fora – Tudo o que estiver rasgado, desbotado, esgaçado e em mau estado. Mesmo que seja ‘o’ top com que viveste óptimos momentos, ou todos os que guardaste para o ginásio (aquele onde nem sequer estás inscrita).
 
Arrumar – A mais simples, nesta secção deixas tudo o que pretendes manter.
 
 
Limpar
 
Nada deve ser guardado sem limpeza. Aproveita as caixa, divisões, cestos e outros suportes que já tens e dá-lhes uma nova utilidade, depois de limpos. Sim, estes também devem ser alvo de escrutínio antes de serem, ou não reaproveitados. Deita fora caixas partidas, cestos danificados e separadores em mau estado.
 
 
Organizar
 
Redefine os locais onde queres arrumar as várias peças, tendo em mente que o mais utilizado deve estar à mão e o menos utilizado pode estar num local menos acessível. Dá também importância à visibilidade, esta é a melhor forma de garantires que consegue escolher uma peça de entre todas as que tens ao teu dispor.
 
Simplifica o processo de arrumação, assim será mais fácil manter a organização no dia-a-dia. Um exemplo prático? Utiliza um cabide por peça. Desta forma podes procurar o cabide vazio e arrumar o que precisas.
 
Separa as peças de roupa por tipo e depois por cor, será mais simples escolher aquelas calças de gangas escuras se conseguires ver todas as que tens. Cuecas com soutien, meias de um lado, camisas de outro e o mesmo para calções, roupa de ginásio, tops e tudo o resto.
 
 
Decorar
 
Dá um novo ar ao quarto
 
O que podes fazer com o dinheiro das vendas, ou de forma gratuita? 
Dispõe os móveis de forma diferente (é grátis)
Compra roupa de cama nova
Substitui almofadas velhas
Compra capas novas para as almofadas decorativas
Reforma os tapetes
Faz um upgrade aos cortinados
 
No final faz um chá, deita-te em cima da cama a desfruta da tua conquista.