Como poupar nas compras semanais – As dicas secretas, menos partilhadas

Se acompanhas o Instagram do econoMisses, possivelmente já leste alguns textos sobre como poupar no supermercado, como planear compras semanais e afins. Todas estas dicas que partilho contigo são muito importantes, mas há algumas que quase ninguém partilha e que, na maioria das vezes, são aqueles pormenores que fazem uma grande diferença. Por isso, estive durante o último mês, com especial atenção à forma como organizo as compras de supermercado cá por casa e fui tirando notas daquelas pequenas ideias que já faço sem pensar, mas que sei que são poucas vezes partilhadas, ainda que te tragam uma grande poupança.
 

Como poupar nas compras semanais – As dicas secretas, menos partilhadas

Caderno e caneta na mão, começa a tirar notas e vai adaptando à tua realidade!
 
Faz uma sopa grande por semana
com os legumes que estavam em promoção, é uma refeição nutritiva, uma maravilhosa entrada antes de um segundo prato, que pode ser mais pequeno, e um óptimo complemento de uma refeição de torradas, ou tostas.
 
Aposta em refeições com produtos que estão em promoção
Faz um plano de menu antes de sair de casa e uma lista de compras, tendo por base as promoções que podes consultar nos folhetos online.
 
Planeia refeições que podem ser feitas com ‘sobras’ de outras refeições
Exemplo, se compraste duas latas de feijão grandes para fazer uma feijoada (porque compensa mais comprar latas grandes) e sobrou meia lata, aproveita para fazer um chili no dia seguinte e dessa forma o feijão não se estraga
 
Se levas marmita (parabéns pela decisão!!!) faz sempre uma refeição em quantidade para levares no dia seguinte.
 
Quando planeares as tuas refeições semanais, deixa sempre uma ou duas em branco
Acabam sempre por sobrar restos ‘a mais’ e podes come-los nesta refeição em branco, ou há sempre aqueles dias em que somos invadidos pela preguiça e comemos uma torrada em vez de jantar.
 
Prefere tudo o que não esteja embalado
Compra queijo na charcutaria em vez de comprares nos frescos, esquece as saladas e legumes embalado e pré-lavados e compra os que estão nas cestas, optar por frutos secos avulso e por aí em diante
 
Pensa em refeições que ‘rendem’
Como por exemplo feijoada, empadão, lasanha, massada de peixe, desta forma podes fazer duas refeições numa e tens que utilizar menor quantidade a matéria prima mais cara, a carne ou o peixe
 
Congela!
A maioria dos legumes pode ser congelado e essa é a melhor forma de não se estragarem e estarem sempre disponíveis. No entanto, como disse acima, opta pelos frescos que lavas e arranjas em casa e evita os embalados
 
Lembra-te que as refeições não precisam de ter todas carne e peixe
Podes encontrar a proteína de que precisas noutros ingredientes e poupar dinheiro e saúde.
 
E, se queres começar a organizar as tuas refeições, a tua cozinha e acabar com o desperdício, vou ajudar-te nesta missão. Se ainda não tens o Pack de Mapas – tudo o que precisas para uma vida financeira organizada, agora podes ter apenas uma parte dele, o My Shop Plan, um planner com 5 Mapas que vai ajudar nesta missão e ser o teu melhor aliado para fazer compras conscientes.
 
Lembra-te, é perfeitamente natural que o primeiro mês possa ser um bocadinho diferente do que idealizaste, mas posso garantir-te que, ao longo do tempo, com algumas correcções que vais fazendo, que serão fruto da tua experiência, esta tarefa de planeamento e compras vai ser cada vez mais simples e intuitiva.