Como comer de forma saudável e económica?

É para a nossa alimentação que vai, se tivermos apenas o crédito da casa, a primeira, ou segunda maior fatia do nosso orçamento mensal. E, por esta razão, este deve ser um gasto super bem planeado.

Por outro lado, a alimentação é uma necessidade básica que nos acompanha ao longo de toda a vida e que serve, quando bem utilizada, para nos nutrir de forma conveniente, mas também para ajudar a curar ou evitar certas doenças. Motivo pelo qual devemos ter um cuidado acrescido com aquilo que comemos.

Mas será possível comer bem e de forma económica? É a esta pergunta que vou responder no artigo de hoje.

 

Como comer de forma saudável e económica?

Spoiler alert, a reposta a esta pergunta é: sim, claro que sim. Mas eu sei que queres saber muito mais que isso!

 

Comer de forma saudável e económica: regra 1

A regra básica número 1 teria mesmo que ser esta. Comer, sempre que possível, em casa, ou comida caseira. Mas não  são  apenas as refeições principais como o almoço, ou o jantar, falo também  de snacks, bolinhos e cafezinhos. Para além de ser incomparavelmente mais saudável, é inquestionavelmente mais barato.

Claro que, outra dica ainda relacionada é  também eliminar as encomendas de entrega de refeições em casa – que faz com o que orçamento se descontrole completamente sem darmos isso.

 

Comer de forma saudável e económica: regra 2

Ter sempre sopa em casa e começar as principais refeições dessa forma – sopa é  das coisas mais baratas que podes cozinhar, ajuda a evitar desperdícios e é  super saudável e nutritiva.

 

Comer de forma saudável e económica: regra 3

Para os snacks, opta por comprar embalagens grandes e posteriormente fazeres doses mais pequenas em casa. Por exemplo, em vez de comprares gelatinas pequenas do tamanho de iogurtes, faz um pacote grande e divide em pequenas porções. É  saudável e muito mais económico.

 

Comer de forma saudável e económica: regra 4

Bebe mais água e chá e menos sumos e refrigerantes. A verdade é que os refrigerantes não te trazem qualquer vantagem em termos nutricionais e a água é a bebida mais saudável que podes beber, por isso, deve ser sempre a tua escolha numero 1. Para quem tem dificuldade em beber água simples, pode sempre apostar em chá,  uma bebida super económica e igualmente muito saudável quando bebida simples, sem qualquer tipo de açúcar ou adoçante.

 

Comer de forma saudável e económica: regra 5

Como snack ou sobremesa aposta sempre em fruta, sendo que deve ser dada primazia a fruta da época, que é ainda mais acessível,  saborosa e cheia de nutrientes. Se conheceres alguém que venda cabazes ainda mais económicos e de produtores locais, esta podes ser ainda uma melhor aposta.

 

Comer de forma saudável e económica: regra 6

Substitui a carne ou o peixe (tendencialmente mais caros) por proteínas vegetais, como o grão,  feijão,  soja, favas, entre outras, ou por ovos. Se, para ti faz pouco sentido deixar de comer peixe ou carne, não digo que o deves fazer, mas é mais saudável reduzires o seu consumo e tens alternativas mais económicas que te dão nutrientes semelhantes aos que o teu corpo precisa.

 

Comer de forma saudável e económica: regra 7

Fazer em casa! Está cada vez mais na moda fazeres tudo de forma caseira, pão, queijo, iogurtes, bolos. E a verdade é que esta é a forma mais saudável de comer. Primeiro porque escolhes os teus ingrediente, segundo porque irás precisar de muito menos conservantes, que por vezes têm um carácter duvidoso. Já para não falar, claro, de que é imensamente mais barato. O que achas de começar a estudar algumas receitas?

 

Comer de forma saudável e económica: regra 8

Faz sempre um planeamento das várias refeições que vais consumir ao longo da semana, desta forma evitas desperdícios e novas idas pontuais ao supermercado, em que acabas sempre por comprar o que precisas e o que não  precisas. E, por falar em organizar as refeições e as compras, se sentes que precisas de ajuda neste ponto, criei um Mapa especial que te vai ajudar nesta tarefa de forma simples e prática, podes conhecê-lo AQUI!

Sim, começamos com planeamento e acabamos com planeamento, afinal esta é a melhor dica para tudo na vida, mas, pelo meio, dei-te muitas dicas de como podes comer de forma saudável sem ir à falência. Por isso, acabaram-se as desculpas!