A importância da rotina na vida adulta

É engraçado como quando somos mães, e até sem sê-lo, temos a consciência de que as rotinas são associadas a crianças, ao desenvolvimento saudável da vida de uma criança, a um bom método em termos de educação. Mas, o mais interessante é vermos como, quando chegamos à vida adulta, as rotinas ganham uma conotação negativa e queremos fugir delas a todo o custo.
Acho que podia escrever um livro inteiro sobre rotinas e sobre a sua importância na nossa vida e ao longo do tempo, mas vou esforçar-me por fazer um resumo e partilhar um pouco da minha experiência para te mostrar como a rotina pode fazer toda a diferença na criação da tua vida de sonho.

Eu adoro rotina, sou adepta de rotina e não acho que a minha vida seja monótona por causa disso. A verdade é que está provado que a rotina faz bem em todas as idades, já que trás com ela alguma previsibilidade ao nosso dia e isso é fundamental para nos mantermos sãos.

Pensa comigo, o nosso próprio corpo procura a rotina, é fisiológico, caso contrário não acordaríamos cedo ao fim de semana, sem perceberemos porquê, quando na verdade está relacionado com a nossa rotina de sono durante a semana.

Vou partilhar contigo alguns benefícios da rotina que estão cientificamente comprovados:

O nosso corpo e a nossa mente respondem às rotinas se as mantivermos durante algum tempo e isso traz-nos inúmeros benefícios em termos de saúde, caso sejam rotinas positivas

Tanto as crianças como os adultos sentem mais tranquilidade a longo prazo por terem uma rotina implementada

Consegues aproveitar melhor o teu tempo, principalmente se conjugares rotina e organização e acabas por ter tempo para o que é mais importante na tua vida

A tua produtividade melhora e consequentemente o teu humor também, porque te sentes satisfeita com o que vais conquistando ao longo do tempo

Consegues ter mais disponibilidade para lidar com os imprevistos do dia-a-dia

A longo prazo é a rotina como motor da disciplina que te vai fazer alcançar grande feitos na tua vida

É através de planeamento da rotina que podes agendar, de forma cíclica, tempo para as prioridades da tua vida como estar em casal, passar tempo de qualidade com os filhos, ter um jantar semanal com os amigos, ler 30 minutos por dia, almoçar e jantar de forma tranquila e estar presente em muitas outras situações, entre outros.

Mas como é que podes começar a implementar uma nova rotina?

Começa aos poucos sem querer mudar tudo de uma vez, se valorizas, por exemplo, ter tempo para ler, para te formares numa determinada área, ou apenas porque, para ti, é um prazer, esforça-te por encontrar, na tua agenda, um momento diário, ou semanal, em que isso aconteça e repete todos os dias ou todas as semanas. Quando tiver implementado passa à próxima rotina.

Faz uma lista de tudo o que é importante para ti e que poderia ser mais satisfatório se fosse incluído na tua rotina e digo-te já que TUDO pode ser incluído na tua rotina, basta quereres.

Elimina coisa da tua vida que te fazem perder tempo e que não te trazem qualquer tipo de satisfação, como fazer zapping no sofá, ou passar 2 horas por dia no Instagram, vais ver que o teu tempo cresce exponencialmente e podes utilizá-lo naquilo que mais gostas.

E se gostaste deste artigo faz-me chegar a tua mensagem e eu prometo escrever mais sobre este tema.