25 ideias de como podes fazer renda extra já!

Ando a pensar neste artigo há séculos porque sinto que fazer renda extra ainda é, para muitas pessoas um assunto tabu, ou, mesmo que não o seja, é um assunto que suscita sempre alguma curiosidade, mas que rapidamente se transforma num conjunto de obstáculos.

E o mais engraçado é que quando faço este tipo de publicações no Instagram, recebo muitas perguntas sobre como fazer, por onde começar, ou seja, limitações que muita gente cria logo à partida, quando na maioria das vezes bastava fazer uma pesquisa no Google, ou no Instagram e encontrar respostas.

Posso dizer uma coisa dura de ouvir? Vou dizer! Se não consegues fazer uma pesquisa de forma autónoma, quando alguém te dá todas estas ideias de mão beijada, então precisas de trabalhar o teu desenvolvimento pessoal porque vais ter muitas dificuldades em criar a tua vida de sonho (conselho de amiga, mesmo!!).

Vamos lá, hoje quero partilhar contigo 25 ideias de como podes fazer renda extra já! E são ideias que podes fazer apenas uma vez, ou periodicamente e ter uma receita pontual, que podes fazer em casa, sem te mexer um centímetro de onde estás e enquanto tomas contas dos teus filhos (sei que muita gente sente que os filhos limitam porque não têm quem fique com eles, sou mãe e por isso sou solidária), ou então fora de casa, mas próximo dela, evitando grandes deslocações e consequentes despesas e perda de tempo.

Dinheiro pontual

Fazer uma venda de garagem, de porta-bagagem, no OLX, ou em lojas de usados por categoria: agarra no que não precisas e vende fisicamente ou online.

Vender no trabalho em épocas festivas algo da tua autoria: no meu trabalho sempre funcionou muito bem, em épocas festivas, as pessoas que levavam algo feito por conhecidas ou por elas próprias para vender, especialmente no Natal e dia da Mãe.

Responder a pesquisas online: não ganhas muito dinheiro, nem sempre há inquéritos, mas podes inscrever-te em várias plataformas e de vez em quando consegues o suficiente para pagar umas compras de supermercado, o que já ajuda.

 

Para fazeres em casa

Fazer traduções: desde que sejas certificada

Pet sitting: tomar conta de animais em tua casa quando os donos estão ausentes

Afiliados: vender produtos ou serviços de outras pessoas ou empresa. Sabias que o Finanças no Feminino já tem um programa de afiliados? Podes inscrever-te AQUI

Engomar roupa para fora: tenho a certeza que muitas das tuas vizinhas estão disposta a pagar por este serviço

Ser assistente virtual: apoiando administrativamente pequenas empresas ou empresários em nome individual

Dar explicações: faz render os anos que passaste na faculdade.

Criar um info produto: que pode ser um ebook, ou um curso online e divulga-lo nas muitas plataformas que já existem para este fim

Fazer revisão de texto: muito pedido, por exemplo, por alunos universitários

Escrever textos para teses, ou plataformas online: muito pedido por alunos universitários, mas também por empresas que têm uma presença ativa no mundo digital

Dar consultoria sobre uma área da tua especialidade: seja ela qual for

Trabalhos de costura: se tens uma máquina e jeito, há muita gente que precisa

Arrendar um quarto a mais que tenhas em casa, ou simplesmente o teu sofá para viajantes: há inúmeras plataformas para o fazeres

Fazer revenda de produtos por catálogo: hoje em dia em modo quase 100% online

 

Próximo de casa

Dog Walking: passear cães e passar com eles o tempo que precisam na rua

Fazer limpezas: a eterna ajuda que todas as mulheres deveriam ter

Baby sitting: para quem adora crianças e pais cansados à beira o desespero

House sitting: regar plantas, abrir janelas, mostrar que a casa não está abandonada, super útil para estrangeiros, mas também para quem se muda durante o verão para uma zona mais quente.

Call Center: sempre a precisar

Apoiar idosos que estão sozinhos em casa: acho mesmo que é o trabalho do futuro e super bem remunerado

Outros serviços ao domicílio numa área que domines: como massagem, manicure ou cabeleireiro

Fazer entregas: sem mencionar marcas, mas, as entregas, seja de comida, seja do que for vieram para ficar

Ser cliente mistério: sendo que as empresas apostam cada vez mais em qualidade

Uff!! Tenho a certeza que mais do que uma destas ideias se enquadram no teu perfil, ou na tua disponibilidade horária ou de tempo, por isso, agora só precisas de pesquisar, estruturar e pôr mãos à obra!